Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    INCORPORAÇÃO DE GRATIFICAÇÃO AO VENCIMENTO BÁSICO DESAGRADA COLEGIADO

    A Comissão de Tributação, Controle da Arrecadação Estadual e Fiscalização dos Tributos Estaduais da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) mostrou-se contrária à proposta apresentada pelo subsecretário-geral de Estado de Fazenda (Sefaz), Paulo Tafner, de incorporar o reajuste da gratificação concedida pelo Regime Especial de Trabalho da Administração Fazendária (Retaf) ao vencimento básico dos servidores. Presidente do colegiado, o deputado Luiz Paulo (PSDB) classificou a proposta da secretaria como inaceitável e garantiu que a comissão irá atuar como moderadora entre a categoria e o Governo. O anúncio foi feito durante audiência pública realizada nesta sexta-feira (23/11), no plenário da Alerj. Por duas vezes, a Alerj já disse que não aceita essa mudança que mantém a Retaf para os fazendários, lembrou.

    O parlamentar disse ainda que o plano de cargos e salários para a carreira também precisa ser aperfeiçoado. Não se pode criar uma carreira com condições melhores para os que virão do que para os funcionários que já estão na secretaria e que, hoje, não têm condições de promoção. Não vejo problema em ter um quadro permanente e um suplementar, desde que as remunerações sejam equivalentes. Também não dá para ter um plano que propõe somar tudo o que o servidor ganha e chamar isso de vencimento básico. Essa proposta tem que vir tanto para o início quanto para o final de carreira, com algum ganho pecuniário. São questões importantes que vamos tentar intermediar, afirmou Luiz Paulo.

    Presidente do Sindicato dos Servidores Fazendários do Estado (Sinfazerj), Marcelo Cozzolino afirmou que a categoria não concorda com as mudanças defendidas pela secretaria. O Governo tem que atualizar e manter a Retaf, permitir o acesso às promoções e dar mais transparência ao processo de apuração da prestação pecuniária eventual. Resolvidas essas questões, é preciso que o Executivo mantenha algumas pretensões dos servidores, pois não aceitamos a extinção da Retaf e queremos que os funcionários antigos da casa recebam o mesmo tratamento dos novos, os que vão ingressar. Queremos que o tempo de serviço seja considerado e que todos fiquem no mesmo patamar, informou Cozzolino.

    O subsecretário defendeu que a indexação dos reajustes da Retaf não seja atrelada aos valores da Unidade Fiscal de Referência (Ufir-RJ). Há uma posição doutrinária que não recomenda que tenhamos remunerações que sejam indexadas a índices de preços, pois isso não é bom para a economia. Preservar a indexação como princípio é inadequado. Antigamente, tínhamos uma inflação elevada e essa era um forma de proteger minimamente as remunerações. Atualmente, isso não faz mais sentido, explicou. Tafner falou ainda sobre as mudanças no plano de cargos e salários: A ideia é diminuir o número de carreiras fazendárias.

    De acordo com ele, o que se pretende é aumentar, progressivamente, o nível de exigência educacional para as carreiras, pois há funções, hoje em dia, que demandam apenas o antigo primário, que nem existe mais. Hoje, não faz sentido para a Secretaria de Fazenda preservar essa carreira e isso não tem nada a ver com os servidores que estão nela. Tem a ver com a carreira em si, que está atrasada e precisa ser mudada, disse. Os deputados Paulo Ramos (PDT) e Janira Rocha (PSol) e o presidente do Sindicato dos Fiscais de Renda do Estado do Rio (Sinfrerj), Ricardo Brand, também compuseram a mesa de discussão.

    (Texto de Vanessa Schumacker)

    • Publicações17683
    • Seguidores61
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações56
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/incorporacao-de-gratificacao-ao-vencimento-basico-desagrada-colegiado/100202025

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)