Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
10 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    BALÉ E ÓPERA EMOCIONAM DURANTE EVENTO DE 100 ANOS DO THEATRO MUNICIPAL

    A emoção tomou conta do Plenário Barbosa Lima Sobrinho da Assembleia Legislativa do Rio, nesta quarta-feira (20/05), durante as apresentações de balé e ópera que marcaram as comemorações dos 100 anos do Theatro Municipal. Organizada pelo presidente da Comissão de Trabalho, Legislação Social e Seguridade Social da Casa, o deputado Paulo Ramos (PDT), a solenidade também serviu para que os servidores do teatro manifestassem repúdio ao projeto de lei do Governo que pretende entregar os equipamentos culturais do estado para as chamadas Organizações Sociais (OS). "Meu objetivo ao comemorar o centenário foi aproveitar a sessão do Expediente Inicial da Casa para mobilizar o maior número de deputados e mostrar a indignação de todos com relação à Mensagem 03/09, do Poder Executivo, que quer, de certa forma, privatizar a cultura fluminense. Vamos trabalhar para que o Governo retire este texto de pauta" , declarou o parlamentar.

    A cerimônia não contou apenas com os bailarinos e cantores de ópera, mas também com o coral da instituição e parte da orquestra, que, sob a regência de Jesus Figueiredo, executou o Hino Nacional e as óperas "Invocação em defesa da Pátria" e "La Traviatta", respectivamente, acompanhada pela soprano Flávia Fernandes e o tenor Ivan Jorgensen e pela soprano Rosane Aranda. A apresentação do balé começou com a bailarina Deborah Ribeiro dançando "A morte do cisne". Primeira bailarina do Theatro Municipal desde 1981, Ana Botafogo esteve presente na cerimônia e comentou que as comemorações do centenário irão ajudar a lembrar da importância que o teatro tem para a cultura no estado. "O apoio da Alerj contribui com o trabalho destes artistas e servidores que, por tanto tempo, fizeram parte da nossa cultura, mas estamos pensando no futuro da entidade, que não pode ser entregue à privatização", apontou.

    A deputada Cidinha Campos (PDT), que esteve presente no encontro, considerou a mensagem do Executivo "uma agressão à população". "Acho uma indignidade privatizar estas incríveis vozes e esse balé que acabei de presenciar. A população tem que lutar contra este crime que se pretende cometer contra a cultura e a arte no Brasil", protestou Cidinha. Durante a cerimônia, a presidente da Associação da Orquestra do Theatro Municipal, Jesuína Passaroto, emocionou-se ao receber a Moção de Aplausos de Louvor e complementou o discurso da deputada Cidinha Campos. "A nossa luta tem sido bem intensa. Cresci neste teatro, deixei de acompanhar o crescimento de meus filhos por conta disso e, agora, não vou deixar que vendam a nossa alma. Nossa luta não é por remuneração; é por nossa existência", afirmou.

    Também participaram da cerimônia os deputados Alessandro Molon, Inês Pandeló e Rodrigo Neves, todos do PT, Caetano Amado (PR), Flávio Bolsonaro (PP), Luiz Paulo e Mário Marques, ambos do PSDB, Marcelo Simão (PHS) e Sabino (PSC).

    • Publicações17683
    • Seguidores61
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações58
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/bale-e-opera-emocionam-durante-evento-de-100-anos-do-theatro-municipal/1073431

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)