Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    EXPOSIÇÃO ‘MUNDO MÁGICO’, DE JOÃO DE OLIVEIRA, É ABERTA NA ALERJ

    Na obra lúdica de João de Oliveira, povos nativos, crianças, música e natureza ganham vida com uma variedade de técnicas, texturas e cores. Foi aberta ao público nesta quinta-feira (01/09), no Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), sua exposição O Mundo Mágico: A Genuína Arte do Interior. Artista plástico premiado, com incursões no Louvre, em Paris, e exposições nos Estados Unidos, Alemanha e Inglaterra, Oliveira é natural de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.

    Segundo o artista, a mostra conta a história de sua vida dentro da arte. “Tem um pouquinho de cada época da minha carreira. Os índios brasileiros foram o começo. Depois vieram as ‘criancices’, que foi um trabalho grande, que me rendeu exposição e me motivou muito. Aí vieram outros temas. Cana-de-açúcar, música, negros. Eu sou um cara muito curioso, não me prendo a apenas uma técnica ou tema, e quero mostrar o que me toca em minhas criações”, disse Oliveira.

    Entre os quadros, estão A Ruiva, Carro de Bois, Paraguaçu - Grande Cocar e Criancices. Destaque para os os trabalhos que brincam com o ponto de vista do observador e para Girândolas, projeto geométrico composto por vinte mandalas instaladas em grandes painéis, que criam imagens psicodélicas ao serem movidas pelo visitante. Com entrada franca, a exposição poderá ser vista até o dia 19 de setembro.

    Sobre o autor

    O fluminense João de Oliveira cursou Arquitetura na Universidade Santa Úrsula, no Rio. Foi lá que descobriu a paixão pelas artes plásticas. Tem entre suas principais influências desde as técnicas de Toulouse Lautrec até obras como Maíra, de Darcy Ribeiro, que o fez mergulhar no universo indígena. Atravessou fronteiras nos anos 2000, com a exposição Criancices, cuja temática era o universo infantil. Postou as obras nas redes sociais e chamou a atenção de um agente cultural europeu. Resultado: foi parar na Galerie Arts & Events, em Paris, na França.

    Também participou em Paris do evento Carrousel du Louvre, ao lado de cem artistas brasileiros. Em 2013, exibiu dois de seus quadros no Salão de Maio de Arte Contemporânea, no Museu das Américas, em Miami, nos EUA. Em 2014, foi premiado com o Troféu Salon Professional d'Art Contemporain, depois de expor no Carrousel do Louvre, em Paris.


    Programe-se!

    O Mundo Mágico: a genuína arte do interior
    Data: 01/09 a 19/09—de segunda a sábado, de 10h às 17 horas.
    Domingos e feriados, de 12h às 17h.
    Local: Palácio Tiradentes. Rua Primeiro de Março, s/nº, Praça XV.
    Entrada franca.
    Acesso para cadeirantes pela Rua Dom Manuel.

    • Publicações17683
    • Seguidores61
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações54
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/exposicao-mundo-magico-de-joao-de-oliveira-e-aberta-na-alerj/380101329

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)