Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MAPA SOLAR DO RIO PODE INCENTIVAR EFICIÊNCIA ENERGÉRTICA DO MUNICÍPIO

    Que o Rio de Janeiro é uma cidade ensolarada, todo mundo já sabe. A novidade é o potencial energético dos telhados do município. A constatação está no Mapa Solar do Rio, lançado pelo Governo do Estado, por meio de parceria com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), do Governo Federal; Instituto Pereira Passos, da Prefeitura do Rio de Janeiro; e a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, junto com a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ). O resultado foi apresentado em encontro do Fórum de Desenvolvimento do Rio, órgão da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), nesta terça-feira (27/09).

    O estudo mapeou 1,5 milhão de telhados da cidade e apontou que o potencial de geração fotovoltaica é maior do que o consumo residencial na capital. “Buscamos elaborar uma ferramenta autoexplicativa. Basta o cidadão digitar o seu endereço para ter uma estimativa do potencial de irradiação do seu imóvel, já considerando o sombreamento e demais obstáculos em seu entorno”, explicou Sergio Guaranys, superintendente de Energia da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis), que apresentou, na reunião, detalhes do Mapa aos membros da Câmara Setorial de Energia.

    Segundo o deputado Luiz Paulo (PSDB) é preciso fazer com que a energia solar se torne cada vez mais viável economicamente. “Não vamos resolver com romantismo. Estamos avançando, mas se a Aneel e o Confaz não se mobilizarem, vamos continuar engatinhando. Precisamos também de linhas de financiamento para o cidadão se convencer de que vale a pena. É um caminho importante, já que enfrentamos constantes períodos de crise hídrica”, diz. Atualmente, a energia elétrica no Rio é em grande parte proveniente de usinas hidrelétricas distantes, conectadas por meio de um sistema de distribuição dispendioso e com perdas de energia.

    O aplicativo Mapa do Rio de Janeiro pode ser acessado pelo endereço: http://mapasolar.rio.

    Excedentes

    No fim do ano passado, a Alerj aprovou a Lei 7.122, de autoria do deputado Carlos Minc (sem partido), que isenta microgeradores de energia solar da cobrança de ICMS. “Também é possível ter a geração em um local e usar o seu crédito em outro, desde que dentro do Estado. Com isso abre-se espaço para que se criem cooperativas de energia que precisam ser levadas em conta”, explicou Ronaldo Tavares, assessor parlamentar do deputado Minc. “O Mapa Solar do Rio ajuda muito, temos agora que torná-lo conhecido”, afirmou.

    Outro ponto levantado na reunião foram os excedentes produzidos pela geração de energia domiciliar, já que, com o conhecimento do potencial do telhado, é possível calcular a economia na conta de luz com a instalação de um equipamento de energia fotovoltaica em casa. Desde 2013, qualquer brasileiro pode conectar à rede elétrica pequenos geradores movidos à energia solar e receber créditos na conta de luz pela energia excedente produzida.

    “O objetivo dessa reunião foi divulgar o Mapa Solar e mostrar para o cidadão que ele tem condições de gerar a própria energia que consome. Porém, para que essa fonte de energia limpa seja cada vez mais difundida, demanda legislações específicas, e o que o Fórum pretende é levar o tema para os deputados da Casa”, afirmou Geiza Rocha, subdiretora geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio.

    O próximo encontro da Câmara Setorial de Energia está marcado para o dia 25 de outubro, das 10h às 12h.

    • Publicações17683
    • Seguidores61
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações8
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mapa-solar-do-rio-pode-incentivar-eficiencia-energertica-do-municipio/389305817

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)