Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    PROJETO ESTABELECE CRITÉRIOS PARA COBRANÇA DE DÍVIDAS

    A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou nesta quinta-feira (05/06), em segunda discussão, o projeto de lei 1.522-A/12. Ele estabelece critérios de transparência para a cobrança de dívidas, de acordo com o que prevê o Código de Defesa do Consumidor. Pelo texto votado, os valores deverão ter clareza quanto ao que efetivamente correspondem, destacando-se o montante original e o de cada item adicional, sejam eles juros, multas, taxas, custas, honorários e outros que, somados, correspondam ao total cobrado, denominando-se cada parcela.

    Os consumidores tampouco podem ser expostos ao constrangimento ou a ameaças. Pela proposta, do deputado Gustavo Tutuca (PMDB), a cobrança feita por ligação telefônica deverá ser gravada, identificando a data e a hora do contato, e posta à disposição do consumidor quando solicitada. Nosso objetivo é dar transparência ao consumidor que recebe sua cobrança. Empresas estão contratando escritórios de cobranças ou cobrando diretamente ao consumidor. Mas nem sempre se mostra o que é cada valor cobrado. O projeto quer evitar esse tipo de constrangimento para com o consumidor, disse o deputado. O texto segue para o governador Luiz Fernando Pezão, que terá 15 dias úteis para vetá-lo ou sancioná-lo.

    • Publicações17683
    • Seguidores61
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações19
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-estabelece-criterios-para-cobranca-de-dividas/122593782

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)