Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    DEPUTADO BUSCARÁ CORRIGIR LACUNA NA LEI DOS PISOS SALARIAIS

    Nenhum trabalhador do Estado do Rio de Janeiro poderá receber menos do que o piso salarial regional estipulado para sua categoria, que hoje varia de R$ 487,50 a R$ 1.308. Foi o que defendeu o presidente da Comissão de Trabalho, Segurança Social e Legislação Social da Assembleia Legislativa do Rio, deputado Paulo Ramos (PDT), em audiência pública, nesta segunda-feira (21/09), no Plenário Barbosa Lima Sobrinho. O pedetista disse que irá propor uma alteração no projeto que reajustará os pisos. Sua intenção é evitar seu descumprimento, permitido pela ressalva, no texto, de que as bases salariais citadas serão seguidas pelas categorias “que não o tenham definido em lei federal, convenção ou acordo coletivo de trabalho”. “O que tem que ficar esclarecido na lei é que o acordo só pode substituir o piso salarial se for para aumentar esse valor, e não para prejudicar o trabalhador baixando a remuneração”, alertou Ramos.

    O parlamentar anunciou que apresentará emenda corrigindo esta brecha do projeto que o Poder Executivo enviará à Alerj nos próximos meses. E anunciou outra emenda reduzindo o número de níveis salariais, que hoje são nove. “Pretendemos diminuir o número de faixas salariais e suas diversas denominações, tentando unificar as categorias”, declarou Ramos. Ele também se mostrou favorável à inclusão dos servidores públicos e trabalhadores rurais em categorias trabalhistas. Representando o Ministério do Trabalho e Emprego, o advogado Rafael Cerrone defendeu a revisão dos termos da lei.

    O presidente da Central Única dos Trabalhadores no estado (CUT-RJ), Darby Igayara, afirmou que a CUT continuará buscando o aumento do piso salarial regional na tentativa de que ele seja reajustado na mesma proporção do nacional. “Vamos tentar avançar esse valor, assim como fizemos com o salário mínimo nacional, que subiu 65% nos últimos anos”, afirmou Igayara. Também estiveram presentes à audiência o representante da Secretaria estadual de Trabalho, Durval de Oliveira; da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Niterói, Paulo Bravo, o presidente da Força Sindical Estadual e do Sindicato dos Metalúrgicos, Francisco Dalprat, além de outros membros de sindicatos.

    • Publicações17683
    • Seguidores61
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações43
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/deputado-buscara-corrigir-lacuna-na-lei-dos-pisos-salariais/1897281

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)