Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    ESCOLA DA ALERJ REALIZA AULAS ABERTAS SOBRE A REVOLUÇÃO FRANCESA

    A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Elerj) reproduziu, nesta quinta-feira (22/10), através de uma apresentação teatral no restaurante Brasserie Rosário, localizado nas proximidades da Praça XV, uma prática comum na época da Revolução Francesa, quando o povo ia à tabernas, bares e restaurantes discutir teses sobre direitos humanos. De acordo com a diretora da Elerj, Joseti Marques, o evento, que faz parte das comemorações do Ano da França no Brasil, tem o objetivo pedagógico de mostrar a influência da revolução na visão legislativa e de representação do povo nas atividades da Assembleia Legislativa do Rio.

    “A Alerj também é fruto desse movimento todo da Revolução Francesa, que estimulou a formação dos três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário. Por isso, temos que estar presentes nessas comemorações. Queremos aproximar a Casa do público e, ao mesmo tempo, estimular o apetite político da nossa sociedade na Alerj sem, necessariamente, promover palestras nos auditórios da sede”, explicou Joseti.

    O coordenador da Escola, deputado Gilberto Palmares (PT), afirmou que as comemorações são uma forma de retribuir a contribuição que a França deu ao desenvolvimento do Brasil. “Alguns anos atrás, houve o ano do Brasil na França e os franceses fizeram muitos eventos que ajudaram a divulgar a cultura de nosso País lá. Então, nada mais justo que a Alerj, em parceria com o Ministério da Cultura, realizasse este projeto”, justificou o parlamentar. Palmares adiantou que, no dia 12 de novembro, a Elerj também distribuirá um livro dedicado à influência da França no Brasil e um DVD Rom sobre a parte história desta relação.

    A Revolução Francesa é o tema de oito aulas abertas, que ocorrerão no ambiente dos bares e restaurantes do Centro histórico do Rio. Sempre às 19h30, as aulas continuam nesta sexta-feira (23/10), no Mercado 32 (Rua do Mercado, 32).

    Confira a programação das demais aulas abertas: 05/11 e 06/11 - Brasserie Rosário (Rua do Rosário, 34) e Mercado 32 29/11 e 30/11 - Adega do Timão (Visconde de Itaboraí, 10) e Casual Retrô 12/11 e 13/11 - Adega do Timão e Casual Retrô

    As atividades têm o patrocínio do Ministério da Cultura, em parceria com o Instituto Semear, executor do projeto, através de convênio do Programa do Ano da França no Brasil, com o apoio do Pólo Gastronômico da Praça XV.

    • Publicações17683
    • Seguidores61
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações24
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/escola-da-alerj-realiza-aulas-abertas-sobre-a-revolucao-francesa/1975762

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    nossa muito legal, poderíamos ter aulas assim aqui em Santa Catarina. continuar lendo