jusbrasil.com.br
14 de Dezembro de 2018
    Adicione tópicos

    ALERJ CONCEDE MEDALHA TIRADENTES A LUCIA HIPPÓLITO

    A comentarista e apresentadora da CBN Rio, Lucia Hippólito, foi homenageada no Plenário Barbosa Lima Sobrinho da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), nesta segunda-feira (21/11), com a Medalha Tiradentes, a mais alta comenda da Casa. A iniciativa da concessão da insígnia foi da deputada Aspásia Camargo (PV), para quem a bagagem da jornalista, que também é historiadora e cientista política, elevou a qualidade da emissora. Ela é uma profissional completa, que, com todo o seu conhecimento, presta um serviço de excelência no jornalismo, apontou a parlamentar. As duas trabalharam juntas na década de 1980, no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getúlio Vargas. Ela, já historiadora, se ofereceu como estagiária no programa de História Oral, lembra Aspásia.

    Para o presidente da Alerj, deputado Paulo Melo (PMDB), que abriu a sessão, a imprensa tem papel fundamental na consolidação da democracia, e, portanto, é importante patrocinar bons profissionais como Lucia Hippólito. Receba do Parlamento fluminense toda a solidariedade e respeito. Você consegue executar seu trabalho sem fazer juízo de valor. É uma homenagem justa, disse. O deputado federal Miro Teixeira (PDT-RJ) e o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) também compareceram à cerimônia de homenagem. Lucia trabalha com habilidade as palavras, por mais difícil que seja o tema ou a posição do entrevistado. Sua abordagem é correta, avalia Miro. Lindbergh completa: Seja qual for o tema, ela conjuga o papel diário do jornalista com o aprofundamento necessário da cientista política.

    Natural de Bauru, Lucia é formada em História pela PUC-RJ e em Ciência Política pelo Iuperj. É também comentarista política e colaboradora de diversos jornais e revistas. Entre seus livros destacam-se PSD de Raposas e Reformistas, Política. Quem faz, quem manda, quem obedece e Por dentro do governo Lula. Anotações num diário de bordo. É uma honra ter esse reconhecimento do Estado que me acolheu calorosamente há mais de cinquenta anos. Estou muito orgulhosa e emocionada, disse.

    Lucia também participou, ao lado de Lilian Witte Fibe, Cristiana Lôbo e Ana Maria Tahan, do debate semanal As Meninas do Jô, exibido no Programa do Jô, às quartas-feiras, entre 2005 e 2010. Também foi chefe de gabinete da Presidência do IBGE. É casada com o professor Edgar Flexa Ribeiro, dono e diretor do Colégio Andrews, presidente da Academia Brasileira de Educação e ex-presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particular do Rio de Janeiro.

    É bicampeã do Prêmio Comunique-se na categoria Jornalismo Político em Mídia Eletrônica, tendo vencido em 2007 e 2009. Em 2008, ganhou o prêmio de Mulher do Ano nos Meios de Comunicação, conferido pelo Conselho Nacional de Mulheres do Brasil. Recebeu o Troféu Mulher Imprensa 2010 na categoria Comentarista ou Colunista de Rádio, do qual é pentacampeã.

    Estiveram presentes no evento o presidente da Câmara de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura do Rio, Sérgio Besserman, e o deputado federal Otávio Leite (PSDB). O também deputado federal Chico Alencar (PSol) enviou uma mensagem de congratulação e o governador Sérgio Cabral foi representado por sua assessora chefe de comunicação, a jornalista Valéria Blanc.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)