Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    BANCADA FEMININA DA ALERJ COMEMORA 80 ANOS DO VOTO PARA AS MULHERES

    Coordenadora da Frente Parlamentar da Bancada Feminina e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), a deputada Inês Pandeló (PT) afirmou que são necessárias políticas públicas para aumentar a participação feminina nos espaços de Poder. A declaração foi feita durante comemoração pelos 80 anos da conquista do voto feminino, organizada pela frente, nesta terça-feira (28/02), no Plenário Barbosa Lima Sobrinho. Hoje, o principal cargo de Poder no Brasil é ocupado por uma mulher. Mesmo assim, ainda é difícil vermos a parcela feminina da população com funções de maior importância, de destaque, lamentou a parlamentar.

    Para Pandeló, a participação feminina no Parlamento brasileiro ainda tem que crescer muito. As mulheres são maioria da população. Entretanto, não é este o cenário que encontramos nos cargos de representação política. O Brasil ocupa o 106º lugar no ranking mundial de participação política feminina no Parlamento, atrás do Chile e da Argentina, ressaltou. Na Alerj, somos 13 mulheres de um total de 70 deputados. Temos uma atuação muito positiva, mas ainda somos minoria esmagadora, completou a deputada Enfermeira Rejane (PCdoB) .

    A coordenadora da frente lembrou ainda as mulheres que lutaram intensamente para garantir a participação feminina no processo democrático do País. Há nove anos, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher tem entregado o diploma Mulher-Cidadã Leolinda de Figueiredo Daltro a ativistas de diversas áreas envolvidas com a causa feminista. Leolinda é um símbolo do movimento sufragista, sendo a fundadora do Partido Republicano Feminino, em 1910, reforçou Pandeló. Ela aproveitou a ocasião para distribuir fitas comemorativas na cor lilás para os parlamentares que estavam no plenário.

    O direito de voto para as mulheres foi assegurado no Código Eleitoral Provisório em 24 de fevereiro de 1932, após várias décadas de lutas e mobilizações. Para reforçar a importância da data, Pandeló apresentou um projeto de lei que se tornou a Lei 4.606/05, que determina o dia 24 como Dia Estadual do Voto Consciente. A bancada feminina na Alerj é formada pelas deputadas Cidinha Campos e Andreia Busatto , ambas do PDT; Lucinha (PSDB) ; Clarissa Garotinho (PR) ; Janira Rocha (PSol) ; Graça Matos (PMDB) ; Rosângela Gomes (PRB) ; Claise Maria Zito e Myrian Rios , ambas do PSD; Aspásia Camargo (PV) ; e Graça Pereira (DEM) , além de Pandeló e Rejane.

    (Texto de Cynthia Obiler)

    • Publicações17683
    • Seguidores61
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações87
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/bancada-feminina-da-alerj-comemora-80-anos-do-voto-para-as-mulheres/3034473

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)