Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    BOLETIM MÉDICO - JORGE PICCIANI

    Correu bem a cirurgia a que se submeteu nesta terça-feira (18/07), o presidente da Alerj, Jorge Picciani. O procedimento começou às 9h e terminou às 15h30.

    O parlamentar passou pelos seguintes procedimentos: cistotectomia e prostatectomia radical (retirada da bexiga e da próstata); linfadenectomia pélvica (limpeza dos nódulos linfáticos para impedir metástase em outras partes do corpo); e neobexiga ortotópica (reconstrução da bexiga a partir de um pedaço de 40 cm retirado do intestino delgado).

    Os cirurgiões responsáveis foram os médicos Fernando Vaz e Luiz Carlos Villas Boas, com ampla expertise nesse tipo de cirurgia. O segundo foi o mesmo que operou Picciani em 2010, quando o político teve pela primeira vez câncer na bexiga.

    Picciani está no Hospital Copa Star, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, onde deve permanecer por cerca de 15 dias. Depois da cirurgia, ele foi internado na UTI, onde ficará de dois a quatro dias. Será alimentado por via venosa até que seu intestino volte a funcionar, o que costuma ocorrer, segundo os médicos, em até seis dias.

    A alta do hospital, se tudo correr bem, deve acontecer até o fim de julho e a recuperação total, não havendo nenhuma intercorrência, dentro de mais um mês, afirmou Fernando Vaz.

    Segundo ele, o câncer estava concentrado apenas na bexiga, não tendo a doença atingido nenhuma outra área do corpo. Tanto a uretra quanto os dois ureteres estavam intactos e não precisaram ser reconstruídos.

    O médico explicou ainda que a retirada da próstata nestes casos é recomendável por ser alta a possibilidade de câncer futuro no órgão.

    "É uma cirurgia radical, mas é de uma tacada só. O paciente não precisará fazer sessões de quimioterapia nem de radioterapia. As que ele fez tiveram um ótimo resultado e reduziram significativamente os dois tumores que ele tinha, mas que agora já foram devidamente extirpados junto com a bexiga", explicou Fernando Vaz.

    • Publicações17683
    • Seguidores61
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações58
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/boletim-medico-jorge-picciani/479026951

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)