Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CLUBES PODEM SER PUNIDOS POR RACISMO DE TORCIDAS NOS ESTÁDIOS

    O racismo - a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional - é crime de acordo com Lei Federal 7.716/89. O projeto de lei 2.815/14, dos deputados Jânio Mendes, Luiz Martins (ambos do PDT) e do deputado licenciado Thiago Pampolha, determina que os clubes de futebol sofram penalidades administrativas caso suas torcidas pratiquem o crime. O texto foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), nesta quinta-feira (14/09), em segunda discussão.

    A proposta agora seguirá para governador Luiz Fernando Pezão, que terá até 15 dias úteis para sancionar ou vetar o texto. Um dos autores, Jânio Mendes diz que a norma será mais um instrumento na luta contra o racismo. “É inaceitável, é um crime e atinge a sociedade como um todo. Infelizmente casos de racismo têm se repetido em diversos lugares, inclusive nos estádios, então os clubes também devem ter uma participação para coibir esses atos”

    As medidas só serão aplicadas caso os clubes não tomem providências em relação às atitudes racistas das torcidas, para ajudar a identificar os criminosos, por exemplo. As penalidades estabelecidas vão desde advertência, multas entre 50 e 50 mil UFIR’s - entre R$ 155 e R$ 155 mil - até a suspensão imediata da partida. O texto também autoriza o Executivo a criar o Fundo Estadual de Combate ao Racismo, que poderá receber os recursos das multas. Os clubes terão 60 dias, a partir da entrada em vigor da lei, para se adaptarem à norma.

    • Publicações17683
    • Seguidores61
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações14
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/clubes-podem-ser-punidos-por-racismo-de-torcidas-nos-estadios/498854143

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)