Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TELEFONIA: PROJETO ESTABELECE CRITÉRIOS SOBRE DANOS AOS CONSUMIDORES

    A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta quarta-feira (20/09), em primeira discussão, o projeto de lei 2.096/16, do deputado Wagner Montes (PRB), que estabelece critérios sobre a responsabilidade dos dados causados aos consumidores por má prestação dos serviços das empresas de telefonia móvel ou fixa. A Casa ainda votará a proposta em segunda discussão.

    Segundo o texto, serviços que não sejam gratuitos, como caixa postal, chamada em espera, conferência, entre outros, só poderão ser oferecidos com solicitação e autorização prévias. Não poderá haver cobrança de encargos ou tarifas nas chamadas não realizadas, não recebidas, não respondidas, não completadas - quando o aparelho estiver fora da área de cobertura ou desligado - ou ainda quando a linha estiver ocupada ou a cobertura pela operadora estiver congestionada. Também não poderão ser cobrados os casos em que o usuário não registre a mensagem em até dez segundos depois do acionamento da caixa postal.

    O descumprimento da norma poderá acarretar ao infrator multa de 200 UFIR’s, atualmente cerca de R$ 630, podendo ser cobrada em dobro em caso de reincidência. O Executivo poderá regulamentar a regra por decreto. “Nada incomum encontrar alguém que tenha vivido uma experiência desgastante com uma operadora de telefonia, celular ou fixa, em virtude de abusos e falhas na prestação do serviço”, comenta Montes.

    • Publicações17683
    • Seguidores61
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações44
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/telefonia-projeto-estabelece-criterios-sobre-danos-aos-consumidores/501054004

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)