Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    DIREITO DO AUXÍLIO-ADOÇÃO PARA SERVIDORES PÚBLICOS PODE SER ESTENDIDO A OUTROS FUNCIONÁRIOS

    O auxílio-adoção, benefício estabelecido pela Lei 3.499/00 para servidores públicos estaduais, pode ser ampliado. O projeto de lei 588/15, dos deputados Tia Ju (PRB) e Flavio Serafini (PSol), determina que, além dos servidores efetivos - civis ou militares, ativos ou inativos - aqueles em cargo em comissão também terão direito ao benefício ao acolher criança ou adolescente. A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou a proposta nesta quarta-feira (13/12), em segunda discussão. O projeto ainda será votado em redação final pela Casa.

    O acolhimento, por guarda, tutela ou adoção, deve seguir os termos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O valor do auxílio varia de acordo com a idade da criança acolhida: três salários mínimos para quem acolher criança de cinco a oito anos, quatro salários para oito a doze anos e cinco salários para doze a dezoito ou ainda criança ou adolescente com deficiência ou doenças graves que necessitem de cuidados permanentes.

    “Muitas pessoas querem adotar, mas não têm condições financeiras, então o que queremos é expandir o direito, mesmo para pessoas que não são funcionárias públicas, mas que devem ser incentivados da mesma forma quando querem aumentar suas famílias”, explica Tia Ju.

    • Publicações17683
    • Seguidores61
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3117
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/direito-do-auxilio-adocao-para-servidores-publicos-pode-ser-estendido-a-outros-funcionarios/531565585

    Informações relacionadas

    Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro
    Jurisprudênciahá 4 anos

    Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro TJ-RJ - APELAÇÃO: APL XXXXX-69.2018.8.19.0050

    Conselho Nacional de Justiça
    Notíciashá 12 anos

    Cidadão pode consultar dados do Cadastro Nacional da Adoção na internet

    Senado
    Notíciashá 10 anos

    Adoção de crianças pode ter incentivo do Bolsa Família

    Renan Miron, Estudante de Direito
    Artigoshá 7 anos

    Adoção e Constituição de Família

    Thais Amaral, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Conheço e quero adotar uma criança que está em uma instituição. Posso?

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Isso que é dar boa tarde com o chapéu dos outros... continuar lendo