Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    RIO DAS OSTRAS: ALERJ PROPÕE AÇÃO CONJUNTA PARA CONTER EROSÃO EM PRAIAS

    A busca de uma solução definitiva para interromper a erosão que tem causado danos graves na orla de Rio das Ostras ganhou um capítulo importante na tarde da última quinta-feira (19/07). Uma audiência pública realizada pela Comissão de Defesa do Meio Ambiente (CDMA) da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) reuniu autoridades municipais e estaduais - dos poderes Executivo e Legislativo - além de especialistas no assunto e representantes da população na Câmara de Vereadores local. O debate resultou na formação de um grupo de estudos que irá monitorar as condições do mar no local e buscar soluções em conjunto.

    Durante a audiência pública, representantes da comissão ressaltaram que a solução do problema, que em Rio das Ostras atinge mais especificamente as praias da Tartaruga e do Abricó, passa por todas as esferas de poder – municipal, estadual e federal – e deve envolver a sociedade como um todo, incluindo o meio acadêmico. Foi anunciada a aprovação da inclusão de uma emenda ao orçamento do Estado para 2019 que prevê a liberação de uma verba de R$ 6 milhões que será aplicada na realização de estudos que poderão indicar causas e soluções para o problema em Rio das Ostras.

    Um dos participantes do evento, o professor Cláudio Neves, do Programa de Engenharia Oceânica da Coppe/UFRJ, afirmou que o Estado do Rio precisa urgentemente de um programa de gerenciamento de sua costa, e cobrou do Poder Legislativo que inclua essa questão na pauta.

    A questão do gerenciamento costeiro está prevista em um projeto de lei que cria o Código Estadual de Meio Ambiente. O texto foi aprovado recentemente, em primeira votação na Alerj. A expectativa é que a aprovação em definitivo ocorra até setembro.

    • Publicações17683
    • Seguidores61
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações30
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/rio-das-ostras-alerj-propoe-acao-conjunta-para-conter-erosao-em-praias/603027181

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)