Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    PROJETO DETERMINA REDUÇÃO DA ALÍQUOTA DE ICMS SOBRE OPERAÇÕES DE ENERGIA ELÉTRICA

    A alíquota do Imposto sobre Mercadoria e Serviços (ICMS) que incide sobre operações de energia elétrica pode ser alterada. O objetivo é diminuir as taxas para que a conta de luz fique mais barata. É o que determina o projeto de lei 1.506/12, da deputada Lucinha (PSDB), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta terça-feira (13/11), em primeira discussão. O texto ainda precisa ser votado em segunda discussão pela Casa.

    A proposta estipula que o ICMS não seja cobrado até o consumo de energia elétrica atingir o limite de 99 quilowatts/hora mensais. Será cobrada uma alíquota de 6% quando o consumo for entre 100 e 199 quilowatts/hora mensais. Já para consumo de energia entre 200 e 299 quilowatts/hora mensais a taxa aplicada será de 12%. Uma alíquota de 18% incidirá sobre a faixa de consumo estabelecida entre 300 e 350 quilowatts/hora mensais. Já para gasto de energia acima de 350 quilowatts/hora por mês será aplicada uma taxa de 25%.

    O texto também estabelece que seja aplicada uma alíquota de 6% no consumo de energia de transportes públicos eletrificados sob trilhos. O projeto altera a Lei 2.657/96, que regulamentou o ICMS no Estado do Rio. A norma determinava três tipos de alíquotas para operações de energia elétrica - 18% para consumo de até 300 quilowatts/hora mensais; 27% para consumo entre 300 e 450 quilowatts/hora mensais e 28% para consumo acima de 450 quilowatts/hora.

    A norma entrará em vigor quando acabar o Plano de Recuperação Fiscal no Estado do Rio de Janeiro – regulamentado pela Lei Complementar Federal 159/17. “A conta de luz que chega ao consumidor final embute uma série de impostos que encarecem demasiadamente a fatura. Por isso, faz-se necessário começar a diminuir tais incidências, a fim de que possamos pagar uma conta com o valor mais justo. O ICMS representa o maior impacto tributário, 42% do valor da tarifa média final da conta de luz nas contas de energia elétrica”, afirmaram os parlamentares.

    • Publicações17683
    • Seguidores61
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações122
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-determina-reducao-da-aliquota-de-icms-sobre-operacoes-de-energia-eletrica/647612617

    Informações relacionadas

    Deborah Sathler
    Notíciashá 9 anos

    Consumidores e empresas ajuízam ações contra alíquota de ICMS na conta de energia elétrica que chega a 30%

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)