Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    GOVERNO DO ESTADO DEVERÁ FORNECER BOMBA DE INFUSÃO DE INSULINA AOS PACIENTES COM DIABETES TIPO 1

    Os pacientes com diabetes tipo 1, em acompanhamento regular na rede pública de saúde ou em centros especializados para o tratamento da doença, terão direito a receber gratuitamente a bomba de infusão de insulina. É o que determina o projeto de lei 4.449/18, dos deputados Dr. Julianelli (PSB), Enfermeira Rejane (PCdoB) e Gilberto Palmares (PT), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vota nesta quarta-feira (14/11), em primeira discussão.

    A proposta altera a Lei 4.119/03, que já obrigava o Governo do Estado a distribuir gratuitamente os medicamentos e materiais necessários para o tratamento de pessoas com diabetes. No entanto, a norma não especificava quais seriam esses medicamentos. Segundo os deputados, em muitos casos, os pacientes recebem insulina para aplicação com seringas e agulhas, mas essa técnica nem sempre é a mais apropriada. A iniciativa foi da Frente Parlamentar de atenção à diabetes, tuberculose e Aids, presidida pelo deputado Gilberto Palmares.

    “A frente apresentou uma série de projetos de lei para melhorar o atendimento à diabetes. É bom lembrar que a diabetes têm crescido muito no Brasil. A cidade do Rio é a que tem o pior indicador da doença entre todas as capitais. Essa norma é importante pois os cientistas já demonstraram que a bomba de insulina é uma excelente forma de melhorar a qualidade de vida da população com diabetes tipo 1. Também há exemplos concretos de melhora no tratamento da doença em locais que distribuem a bomba de insulina, como é o caso da cidade de Goiânia”, declarou Palmares.

    O Dia Mundial do Diabetes também ocorre nesta quarta-feira (14/11). Para acompanhar a votação, estiveram presentes na galeria do Plenário diversos integrantes de instituições que buscam melhorias no tratamento da doença. “O diabetes tipo 1 é uma doença congênita e atinge sobretudo crianças e jovens. Atualmente, as pessoas com a doença só recebem do Governo do Estado e da União os tipos de insulinas antigos, que têm picos de ação. Esses pacientes constantemente acabam passando mal e têm limitações na alimentação. Temos convicção de que as bombas de insulina são um tratamento mais adequado, como atestam os cientistas e as federações do mundo todo”, comemorou Sheila Vasconcellos, do Blue Circle Voices, que é uma rede de pacientes com diabetes.

    • Publicações17683
    • Seguidores61
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações39
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/governo-do-estado-devera-fornecer-bomba-de-infusao-de-insulina-aos-pacientes-com-diabetes-tipo-1/648228183

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)