Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    EXPOSIÇÃO 'OJÚ OLHOS' PODERÁ SER VISTA NO PALÁCIO TIRADENTES

    Mostra estará aberta ao público a partir desta segunda-feira (02/09)

    Quem visitar a exposição “Ojú Olhos”, do fotógrafo Raimundo Cláudio Santa Rosa, não saberá de que lugar é a criança retratada, a menos que vire a foto. Essa é uma das imagens que fazem parte da mostra que chega ao Palácio Tiradentes nesta segunda-feira (02/09), trazendo diferentes olhares infantis em duas regiões continentais: África e Brasil. Vinte fotos poderão ser vistas até o dia 08 de setembro, no Salão Nobre, a partir das 18 horas.

    “Os registros de Raimundo transcendem a arte de uma imagem, eles nos conduzem à construção de uma história, dá vida à imagem e constrói cada personagem. Em meio à riqueza estética numa combinação sutil de cores, ele nos oferece um registro único, como um convite à coautoria de sua arte, disse o subdiretor-geral de Cultura da Alerj, Nelson Freitas.

    Santa Rosa é um dos fundadores dos Afoxés Agbara Dudu e Alafim Aiyê, que mantêm a tradição da cultura negra em nosso estado, há quase 50 anos, sempre pautado na defesa das raízes africanas.

    “A gente quando observa o olhar de uma criança, mesmo que esteja do outro lado oceano, acaba confundindo com uma criança negra das comunidades quilombolas aqui no Brasil. Precisei socializar o que vi nas minhas andanças. Elas acabam falando a mesma língua”, destacou ele.

    No mesmo dia, o Santa Rosa será homenageado com a entrega da Medalha Tiradentes, a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Iniciativa da deputada Tia Ju (PRB).

    Trajetória de Santa Rosa

    Santa Rosa nasceu em Salvador (BA), há 57 anos, tendo sido o primeiro negro a assumir um cargo de direção na Light Serviços de Eletricidade S.A, empresa onde trabalha desde a década de 1980.



    Na empresa, desenvolveu o Programa de Normalização das Comunidades de Baixa Renda e implementou o Programa Light Recicla nos municípios do Estado, entre outros feitos.

    Santa Rosa foi Secretário de Esporte, Lazer, Turismo e Cultura do município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, de 1992 a 1995. Em decorrência de sua trajetória, recebeu a Medalha Pedro Ernesto, maior honraria da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, e o Prêmio Afrocolombianidade, concedido pelo governo da Colômbia, em 2018.

    Servico:

    Exposição: “Ojú Olhos”

    Local: Salão Nobre do Palácio Tiradentes - Rua Primeiro de Março, s/n – Centro

    Data: de 02 a 08 de setembro

    Horário: 10h

    • Publicações17683
    • Seguidores61
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações45
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/exposicao-oju-olhos-podera-ser-vista-no-palacio-tiradentes/750657849

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)