Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MINISTRA DAMARES ALVES RECEBE MEDALHA TIRADENTES NA ALERJ

    A Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, recebeu nesta quarta-feira (30/10) a Medalha Tiradentes, maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A homenagem, proposta pelos deputados Rosane Félix (PSD) e Rodrigo Amorim (PSL), foi entregue no Plenário do Palácio Tiradentes. “Fiquei surpresa quando soube que receberia essa homenagem, nesse estado que amo tanto, me sinto feliz e honrada. É o reconhecimento que nós estamos no caminho certo, cuidando das pessoas e da nação. Estamos fazendo a garantia de direitos. Para nós que viemos de baixo, chegarmos aonde chegamos é um recado para as mulheres: todas nós podemos”, disse Damares.

    Após receber a comenda, Damares, em seu discurso, lembrou do estupro sofrido aos seis anos.“Vocês conhecem minha história. Sou uma criança sobrevivente da dor, do sofrimento. Somos milhões de crianças e mulheres no Brasil, sobreviventes da pedofilia. Somos o país que, a cada dia, trinta crianças são assassinadas, somos o pior país da América do Sul para nascermos meninas”, afirmou.

    A deputada Rosane Félix, que fez a entrega da Medalha Tiradentes à Damares, se disse emocionada.“Realmente, é uma honra estar entregando essa medalha pela história da ministra, por tudo que ela tem feito pelo próximo. Ela tem o sentimento da compaixão, de se colocar no lugar do outro. É uma mulher bonita, alegre. Estou muito feliz!”, exclamou a parlamentar.

    Policiais militares homenageados

    Além da ministra, dois policiais militares também foram homenageados. O soldado reformado da PM, André Rios - paraplégico desde 2003, depois de ter sido baleado por assaltantes - recebeu a comenda e afirmou que a medalha é símbolo do acolhimento da ministra Damares aos vitimados durante o combate no Rio de Janeiro. “É um momento fantástico, uma honra receber uma medalha. A vitimização é uma questão muito grave e a ministra abraça essa causa porque quer tratar de verdade dos direitos humanos. O agente de segurança está se machucando, perdendo membros e não temos amparo estatal devido, mas temos a ministra Damares e deputados comprometidos”, ressaltou André.

    Outra homenageada foi a Superintendente da PM, Adneia Trubat, pelos serviços prestados à corporação. Ao receber a medalha ela lembrou o alto número de agentes vitimados no estado. “Agradeço a medalha, uma tamanha honraria. Mas eu lembro aqui que a cada três dias um policial é ferido ou morto no estado, e em 10 anos são 7 mil órfãos”, afirmou Adneia.

    O deputado Rodrigo Amorim explicou que a entrega das homenagens simboliza uma grande mudança na sociedade. “É impressionante ver essa Casa cheia como vimos hoje. São pessoas de bem, povo de Deus. Sem dúvida alguma é um processo de transformação do estado e desse país. A ministra Damares representa a mudança de paradigmas nos direitos humanos. Ela tem um olhar atento para as forças de segurança e vítimas da criminalidade, e aos que estão à margem da sociedade. É uma justa homenagem, a maior comenda do Estado do Rio de Janeiro. E ela recebeu a medalha ao lado de dois policiais e isso é bastante simbólico’, finalizou o parlamentar.

    Durante a sessão solene houve apresentação do coro dos polos Hélio Smidt e Honório Gurgel, do Programa Orquestra nas Escolas e ainda da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca Rivadávia Corrêa.

    Também estiveram presentes os deputados do PSL, Alexandre Knoploch, Alana Passos, Márcio Gualberto e Anderson Moraes; os deputados Franciane Mota (MDB), Sérgio Fernandes (PDT), Filipe Soares (DEM) e Samuel Malafaia (DEM); além do líder do Governo do Estado do Rio, deputado Márcio Pacheco (PSC), e representantes da Fundação Ceperj, da Polícia Federal, do Degase e da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado.

    • Publicações17683
    • Seguidores61
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministra-damares-alves-recebe-medalha-tiradentes-na-alerj/774931785

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)