Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    ALERJ DISCUTE POR VIDEOCONFERÊNCIA MEDIDAS PARA CONTER IMPACTO DO CORONAVÍRUS NA ECONOMIA DO ESTADO

    Pela primeira vez na história, reunião de uma comissão da Casa é realizada de forma virtual

    A Comissão de Economia, Indústria e Comércio da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) realizou na manhã desta sexta-feira (27/03) uma videoconferência para debater os reflexos da pandemia da Covid-19 na economia do Rio. Pela primeira vez na história, uma comissão da Casa é realizada de maneira virtual por meio de plataformas digitais. Na reunião on-line, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Energia, Lucas Tristão, disse que o governo do Rio está negociando com fundos especiais de órgãos e poderes do Estado para conseguir mais recursos e ampliar o combate ao impacto causado pela pandemia do coronavírus na economia. Um deles é o fundo do Tribunal de Justiça.

    “Estamos tentando conseguir mais verbas para ampliar as linhas de crédito oferecidas pela Agência Estadual de Fomento do Rio de Janeiro (AgeRio). O critério é a manutenção de emprego. Quem mais gerar emprego, entre os médios e pequenos empreendedores, terá maiores chances de ser contemplado. Hoje, o tíquete médio do empréstimo pedido pelas empresas do Rio é de R$ 193 mil. Para os microempresários há uma linha específica, basta ter o certificado de MEI. Se conseguirmos mais recursos, vamos ampliar as linhas de crédito”, explicou Tristão.

    O secretário disse ainda que as medidas adotadas são para conter tanto a crise na saúde, quanto na econômica. Entre as ações destacadas por ele no enfrentamento aos impactos causados pela Covid-19 está o programa 'Mutirão da Cidadania': “Na próxima semana, o governo irá entregar mais de um milhão de cestas básicas à população carente do Rio".

    Presidente da Comissão da Alerj, o deputado Renan Ferreirinha (PSB) falou sobre a importância do diálogo com o Executivo neste difícil momento que o país enfrenta em decorrência da pandemia do coronavírus."Toda crise é uma oportunidade de evolução. Nesse cenário é importante pensarmos em melhorias e novas formas de produtividade", comentou o parlamentar, lembrando ter apresentado seis projetos de lei para acabar com sete fundos especiais e direcionar o dinheiro que há neles (R$ 1,6 bilhão) para o governo do Rio.

    Já o deputado Welberth Rezende (Cidadania), que também participou da videoconferência, mencionou a relevância de se preservar a segurança energética do estado, já que o setor é um dos principais eixos da economia fluminense, em especial para municípios como Macaé e Rio das Ostras."A economia dessa região é impulsionada pelas atividades advindas do setor de petróleo e gás. Esse mercado já vem sofrendo bastante e, apesar da necessidade de preservarmos os trabalhadores do setor, as operações não podem parar completamente", observou.

    Sobre esse tema pontuado pelo deputado Welberth Rezende, o secretário Tristão mencionou o Decreto 47.002, que reconhece a importância do setor para o desenvolvimento econômico e social fluminense: “Esse setor não é somente relevante para o Estado do Rio, mas para o país. O Rio é responsável por 73% do abastecimento de petróleo e 53% do fornecimento de gás do país”.

    Participante da videoconferência, o deputado Waldeck Carneiro (PT) ressaltou a extrema utilidade das plataformas digitais neste momento de crise."Quando superarmos esse cenário, serão muitos os aprendizados sobre essas novas ferramentas de comunicação. Essa vivência pode nos motivar ainda mais a usar novos mecanismos de interatividade com a população", afirmou. Os deputados Thiago Pampolha (PDT) e Chicão Bulhões (Novo) também fizeram parte da inédita comissão realizada virtualmente.

    • Publicações17683
    • Seguidores61
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/alerj-discute-por-videoconferencia-medidas-para-conter-impacto-do-coronavirus-na-economia-do-estado/825343329

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)